Nossos Investimentos

Klabin




Fundação: 1954
Segmento: Papel e Celulose
Site: www.klabin.com.br

Nos seus 110 anos de existência, a Klabin tornou-se a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. Líder nos mercados de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, a empresa também produz e comercializa madeira em toras.

Essa trajetória começou em 1899, quando as famílias Klabin e Lafer fundaram, em São Paulo, a Klabin Irmãos & Cia. Em 1909, ela já possuía fábrica própria: Companhia Fabricadora de Papel. Nos anos 20, já figurava entre os maiores produtores de papel do Brasil. A marca dos empreendedores sempre foi buscar a inovação e, em 1934, com a fundação da Klabin do Paraná, fundava a primeira fábrica integrada de celulose e papel do País.

Esse espírito guia os passos da companhia até hoje. A Klabin é reconhecida internacionalmente pelos altos padrões de qualidade de seus produtos e seu profundo respeito pela natureza. Grande parte desse sucesso deveu-se à integração de responsabilidades que acontece dentro e fora das suas 18 unidades industriais (sendo 17 no Brasil e 1 na Argentina), nas florestas que preserva, nas comunidades que atende e, claro, junto aos acionistas que representa.

Dentro de sua tradicional cultura de desenvolvimento sustentável - iniciado em 1943 com as primeiras experiências de reflorestamento - a Klabin mantém atualmente 220 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto e 188 mil hectares de matas nativas, garantindo a biodiversidade e o equilíbrio da natureza. São 320 espécies de aves e 11 espécies de mamíferos em extinção totalmente protegidos.

A Klabin foi ainda a primeira empresa do mundo a receber o certificado FSC (Forest Stewardship Council), pelo manejo de plantas medicinais, em seu Laboratório Fitoterápico, nas florestas do Paraná. Também foi a primeira a produzir celulose de eucalipto de fibra curta com matéria-prima 100% certificada. Só na fazenda Monte Alegre, são 85 mil hectares de matas nativas, uma das maiores zonas de conservação do estado. A área de Pesquisa e Desenvolvimento tem realizado estudos de solos, fertilização, técnicas silviculturais, manejo ambiental e de melhoramento genético, entre outros, para promover avanços significativos na performance das florestas.

Suas contribuições a reconhecidas entidades assistenciais (Apae, Pastoral da Criança, Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, Prefeituras municipais, etc.) e a disseminação de conceitos de consciência ecológica que promove entre professores e estudantes, através de oficinas-escola, posicionam a Klabin como uma das empresas mais preocupadas com a disseminação de práticas socialmente responsáveis.

Em seu setor industrial, a preocupação com o desenvolvimento de tecnologias não agressoras ao meio-ambiente fica mais evidente. Cada unidade fabril possui equipamentos que garantem o equilíbrio do ecossistema da região em que está inserida. Todas as unidades do Grupo seguem à risca as diretrizes e ações do Plano Diretor de Controle Ambiental (PDCA), elaborado por especialistas em preservação do meio ambiente. Para completar, é patrocinadora de diversos projetos ecológicos e preservacionistas, destinados à educação ambiental, reciclagem de lixo, aterro sanitário, entre outros.

Por outro lado, sua área de desenvolvimento de produtos está focada nas necessidades do mercado. Utilizando tecnologia de ponta e processos voltados a economizar custos, a empresa tem garantido a constante evolução de suas soluções. É o caso, por exemplo, das embalagens, feitas atualmente com 60% de matéria-prima reciclada. Com uma linha de produtos dividida em Papéis, Produtos de Papel e Madeiras, a Klabin investe recursos humanos e tecnológicos para levar ao seu consumidor a qualidade que a mantém líder de mercado.